Homologias e implicações filogenéticas das terminálias masculina e feminina dos Rhagionidae (Diptera, Brachycera) neotropicais.

Carmo, Daniel D. D.1,*; Santos, Charles M. D. 2,*;

1,2 Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas, Rua Santa Adélia, 166 Bairro: Bangu, Santo André, São Paulo, Brasil.

*daniel.carmo@ufabc.edu.br

Apoio Financeiro: Cnpq, UFABC

Rhagionidae é uma família constituída por moscas cujo tamanho varia de 4 a 16 mm que habitam a superfície de folhas de arbustos, de florestas tropicais e bosques. Apesar dessa família ter distribuição ampla e conter alguns dos representantes mais antigos de Diptera, há muita informação sobre sua morfologia ainda pouco explorada. Apenas cinco gêneros de Rhagionidae encontram-se na região Neotropical: Atherimorpha, Neorhagio, Rhagio, Pelecorhynchus e Chrysopilus. Este trabalho consiste de uma investigação comparativa acerca da morfologia das terminálias masculina e feminina dos gêneros com distribuição neotropical de Rhagionidae. A partir do plano básico de Brachycera, e pela comparação com o grupo-externo Athericidae (Diptera, Brachycera) são apontadas homologias entre as peças reprodutivas, constituindo a base para uma futura análise filogenética.

Palavras Chave: análise comparativa, genitália, morfologia